TCHAU - Trabalhar, Cooperação, Humanidade, Amor, União

 

Esta atividade prevê a elaboração de um acordo entre a Regione Molise, a Fundação D.Avelar Brandão Vilela, a Instituição Cristã de Amparo ao Jovem – ICAJ, a Prefeitura Municipal de Salvador de Bahia e o Centro Paroquial de S. Francisco D’Assis, dirigido por Padre Manoel da Paixão do Prado no bairro Boca do Rio, para a criação de um centro polifuncional onde realizar as ações do projeto.

O acordo preverá objetivo, o detalhamento das atividades formativas e culturais a serem realizadas, os resultados esperados e a função de cada parceiro. Detalhará ainda os compromissos para a manutenção da operacionalização do centro depois do encerramento do projeto, entre esses: o envio de pessoal voluntário da centro nos anos anteriores, com a possibilidade de outros projetos de cooperação descentrada por parte das autoridades locais italianas e a realização de eventos culturais anuais. O acordo será assinado de forma oficial pelos representantes legais das organizações (ou, em alternativa, pelos quadros burocráticos e da administração das organizações envolvidas) durante o evento de abertura internacional do projeto em Salvador de Bahia. 

 

Motivação: a criação de um centro poli-funcional quer favorecer a integração social e econômica e a coesão social das populações em situação de vulnerabilidade social como crianças, jovens, adolescentes em dois bairros di Salvador da Bahia: Boca do Rio e Acupe de Brotas.

 

Função dos parceiros: 

Regione Molise: - elaboração da primeira versão do acordo e envio aos parceiros para comentários e eventuais alterações;

- envolvimento da prefeitura municipal de Salvador de Bahia dobre a redação do acordo;

- envolvimento do Centro Paroquial na elaboração do acordo;

- captação das sugestões dos parceiros.

ICAJ: contribuição à elaboração do acordo.

Gerenciamento de projetos

Servizio Gabinetto del Presidente della regione e degli Affari istituzionali

Diretor:
ing. Mariolga Mogavero

Project Manager e Coordenador:
avv. Mario Ialenti

Project Manager Administrator:
dr. Adolfo Fabrizio Colagiovanni

Login

O projeto TCHAU - Trabalhar, Cooperação, Humanidade, Amor, União pretende contribuir ao desenvolvimento social da população da cidade de Salvador da Bahia e a fortalecer suas políticas sociais dentro da sociedade civil, através a constituição de uma rede entre organizações sem fins lucrativos e autoridades locais brasileiras e italianas.

O projeto visa favorecer um aumento de 30% do nível de emprego entre os jovens nesta área, estimulando a emancipação econômica de jovens em situação de vulnerabilidade, e promovendo a participação e a sensibilização de 40.000 cidadãos dos dois bairros, Boca do Rio e Acupe de Brotas, em Salvador da Bahia, relativamente as iniciativas tomadas e sobre as temáticas sensíveis abrangidas pelo projeto.

O projeto TCHAU - Trabalhar, Cooperação, Humanidade, Amor, União visa implementar, apoiar e desenvolver um centro poli-funcional na cidade de Salvador de Bahia, capital do Estado de Bahia, precisamente dentro do bairro Boca do Rio, no centro paroquial S. Francisco d’Assis, onde desenvolver atividades formativas e educativas para jovens em situação de vulnerabilidade social, econômica e com necessidades especiais. O projeto mira envolver nas atividades pelo menos 60% dos jovens que habitualmente freqüentam o centro paroquial S. Francesco d’Assis, com uma inserção no mundo do trabalho de pelo menos 50% dos jovens formados. 20% dos jovens são encaminhados para participarem de algum espaço de participação (Rede de Combate, Encontro Estadual de Juventude, Fóruns DCA e outros).