TCHAU - Trabalhar, Cooperação, Humanidade, Amor, União

 

A aula inaugural dos Cursos de Música Percussiva e de Teatro do Projeto TCHAU se deu na manhã do último sábado, dia 12 de março de 2016, encerrando a Semana de Comemorações do Aniversário de 27 anos da ICAJ.

Os Professores Ediomar Bispo (Música Percussiva) e Vagner Cardoso (Teatro) iniciaram as atividades às 08 horas e 30 minutos, passando a palavra para o Diretor Presidente da ICAJ, Sr. Azor Gomes de Araújo Filho, que falou a todos sobre o Projeto TCHAU e sobre os cursos que serão realizados na sede da Instituição, dando por abertas as atividades e passando a palavra para os Professores.

Como havia ficado previamente acordado, os professores desenvolveram uma atividade conjunta, com a realização de uma dinâmica de interação entre os dois grupos, visando enfatizar a importância do trabalho em equipe e a compreensão de que todos ali estão para um crescimento conjunto, deixando claro que não há, entre os participantes, qualquer tipo de disputa.

Em seguida as turmas se separaram e o grupo do Curso de Música Percussiva desceu para o Salão do 2º sub-solo, que estava preparado para a realização da primeira aula, e o grupo do Curso de Teatro, permaneceu no Salão de Eventos da ICAJ, pois se fazia necessário que cada um dispusesse de espaços distintos, já que as aulas estavam se dando no mesmo horário.

O Professor Ediomar e o Professor Vagner iniciaram as atividades com uma dinâmica de identificação de desenvoltura e de potenciais iniciais, como forma de já ir percebendo o perfil de cada um dos participantes do curso.

Em seguida, ainda na busca da identificação das habilidades de cada um, o professor de música percussiva trabalhou com dois instrumentos apenas, durante todo o restante da aula, que foram dois Surdos e um Timbau enquanto o professor de teatro trabalhou com outras dinâmicas que foram ajudando no entrosamento dos participantes e construindo uma espontaneidade necessária às artes cênicas.

Assim se deram as aulas inaugurais dos Cursos de Música Percussiva e de Teatro, na Sede da ICAJ, com uma avaliação positiva, por parte de todos os presentes, que saíram bastante empolgados, ao final das atividades.

O Projeto TCHAU é cofinanciado pela União Européia e tem como objetivo geral contribuir com o desenvolvimento da população em situação de vulnerabilidade social da cidade de Salvador - BA, através a constituição de uma rede entre organizações sem fins lucrativos, do mundo empresarial e autoridades locais brasileiras e italianas.

Gerenciamento de projetos

Servizio Gabinetto del Presidente della regione e degli Affari istituzionali

Diretor:
ing. Mariolga Mogavero

Project Manager e Coordenador:
avv. Mario Ialenti

Project Manager Administrator:
dr. Adolfo Fabrizio Colagiovanni

Login

O projeto TCHAU - Trabalhar, Cooperação, Humanidade, Amor, União pretende contribuir ao desenvolvimento social da população da cidade de Salvador da Bahia e a fortalecer suas políticas sociais dentro da sociedade civil, através a constituição de uma rede entre organizações sem fins lucrativos e autoridades locais brasileiras e italianas.

O projeto visa favorecer um aumento de 30% do nível de emprego entre os jovens nesta área, estimulando a emancipação econômica de jovens em situação de vulnerabilidade, e promovendo a participação e a sensibilização de 40.000 cidadãos dos dois bairros, Boca do Rio e Acupe de Brotas, em Salvador da Bahia, relativamente as iniciativas tomadas e sobre as temáticas sensíveis abrangidas pelo projeto.

O projeto TCHAU - Trabalhar, Cooperação, Humanidade, Amor, União visa implementar, apoiar e desenvolver um centro poli-funcional na cidade de Salvador de Bahia, capital do Estado de Bahia, precisamente dentro do bairro Boca do Rio, no centro paroquial S. Francisco d’Assis, onde desenvolver atividades formativas e educativas para jovens em situação de vulnerabilidade social, econômica e com necessidades especiais. O projeto mira envolver nas atividades pelo menos 60% dos jovens que habitualmente freqüentam o centro paroquial S. Francesco d’Assis, com uma inserção no mundo do trabalho de pelo menos 50% dos jovens formados. 20% dos jovens são encaminhados para participarem de algum espaço de participação (Rede de Combate, Encontro Estadual de Juventude, Fóruns DCA e outros).